terça-feira, 1 de novembro de 2011

Curiosidades sobre o Sistema Cardiovascular


Sabiam que....


" A canalização sanguínea humana tem um comprimento de cerca de 80 mil Km, o equivalente a 2 voltas á Terra? "


" O aumento de 1% do nível do colestrol resulta num agravamento de 2% de risco de sofrer uma cardiopatia hipertensiva? "


" Os diabéticos têm 6 vezes mais hipóteses de desenvolver problemas cardiovasculares? E que as mulheres grávidas ou que tomem a pílula têm um incremento de 4vezes em problemas cardiovasculares? "


"O nosso coração gera diariamente energia suficiente para mover um camião por mais de 30km? "
 Curiosidades da Respiração


• Das substâncias desnecessárias ao corpo em média 70% sai via expiração enquanto apenas 20% sai via pele, 7% via urina e 3% via fezes.

• Um adulto respira aproximadamente 8.000 litros de ar a cada 24 horas e neste mesmo período de tempo cerca de 17.000 litros de sangue são purificados pelos em seus pulmões.

• O cérebro consome 25% do armazenamento geral de oxigênio de todo o corpo.

• O volume do cérebro fica reduzido quando o ar é inalado e aumentado quando o ar é exalado.

• O diafragma era considerado pelos antigos gregos como o assento da alma.

• Segundo os essênios a entrada no “Reino dos Céus” se dá entre a inspiração e a expiração.

• Hipócrates, pai da Medicina, afirmava: “a respiração é o ritmo básico da vida”.

• A respiração é o mais vital de nossos atos. Podemos passar semanas sem comer, dias sem nada beber e apenas alguns raros minutos sem respirar.

• Bem antigamente os médicos eram reconhecidos não tanto por curar mas por ajudar as pessoas a manter a saúde e com tal intuito exercícios de respiração eram por eles adotados e divulgados.

• Reich declarava: “as inibições respiratórias são o elemento fundamental de toda neurose”.
SISTEMA CARDIOVASCULAR

O sistema cardiovascular ou circulatório é uma vasta rede de tubos de vários tipos e calibres, que põe em comunicação todas as partes do corpo. Dentro desses tubos circula o sangue, impulsionado pelas contrações rítmicas do coração.


 Imagem: SÉRIE ATLAS VISUAIS. O corpo Humano. Ed. Ática, 1997.
Funções do sistema cardiovascular
O sistema circulatório permite que algumas atividades sejam executadas com grande eficiência:
  • transporte de gases:  os pulmões, responsáveis pela obtenção de oxigênio e pela eliminação de dióxido de carbono, comunicam-se com os demais tecidos do corpo por meio do sangue.
  • transporte de nutrientes: no tubo digestivo, os nutrientes resultantes da digestão passam através de um fino epitélio e alcançam o sangue. Por essa verdadeira "auto-estrada", os nutrientes são levados aos tecidos do corpo, nos quais se difundem para o líquido intersticial que banha as células.
  • transporte de resíduos metabólicos: a atividade metabólica das células do corpo origina resíduos, mas apenas alguns órgãos podem eliminá-los para o meio externo. O transporte dessas substâncias, de onde são formadas até os órgãos de excreção, é feito pelo sangue.
  • transporte de hormônios: hormônios são substâncias secretadas por certos órgãos, distribuídas pelo sangue e capazes de modificar o funcionamento de outros órgãos do corpo. A colecistocinina, por exemplo, é produzida pelo duodeno, durante a passagem do alimento, e lançada no sangue. Um de seus efeitos é estimular a contração da vesícula biliar e a liberação da bile no duodeno.
  • intercâmbio de materiais: algumas substâncias são produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Células do fígado, por exemplo, armazenam moléculas de glicogênio, que, ao serem quebradas, liberam glicose, que o sangue leva para outras células do corpo.
  • transporte de calor: o sangue também é utilizado na distribuição homogênea de calor pelas diversas partes do organismo, colaborando na manutenção de uma temperatura adequada em todas as regiões; permite ainda levar calor até a superfície corporal, onde pode ser dissipado.
  • distribuição de mecanismos de defesa: pelo sangue circulam anticorpos e células fagocitárias, componentes da defesa contra agentes infecciosos.
  • coagulação sangüínea: pelo sangue circulam as plaquetas, pedaços de um tipo celular da medula óssea (megacariócito), com função na coagulação sangüínea. O sangue contém ainda fatores de coagulação, capazes de bloquear eventuais vazamentos em caso de rompimento de um vaso sangüíneo.




SISTEMA  RESPIRATÓRIO





A função do sistema respiratório é facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas, e em contrapartida servindo como via de eliminação de gases residuais, que resultam dessas reações e que são representadas pelo gás carbônico.


Este sistema é constituído pelos tratos (vias) respiratórios superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleura e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior.

O intercâmbio dos gases faz-se ao nível dos pulmões, mas para atingi-los o ar deve percorrer diversas porções de um tubo irregular, que recebe o nome conjunto de vias aeríferas.


As vias aeríferas podem ser divididas em:



Nariz

Faringe

Laringe

Traquéia

Brônquios

Pulmões